Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

RESILIÊNCIA - A força desafiadora do espírito


Hoje vou transcrever um artigo escrito pelo Padre José Alem, que é missionário claretiano, educador e comunicador e autor do livro "Vida de Maria - Cenas Narradas pela mãe de Deus" e foi publicado na Revista Ave Maria em fevereiro de 2009 (página 33), vamos ler e refletir:

"Num bar, um homem bebia entre lamentos e lágrimas. Dizia sempre que aquilo era culpa de seu pai que sempre que bebia batia nele lhe fazia muito mal. Em uma universidade um aluno pergunta ao professor o que fazia ele um homem tão feliz. Sou assim por causa de meu pai, respondeu. Meu pai bebia muito, me batia, me pôs fora de casa. Mas eu decidi que isso não iria afetar a minha vida.

Por que será que algumas pessoas expostas a experiências de pressão e opressão desenvolvem-se adequadamente e tornam-se jovens e adultos saudáveis e outras não? Crianças que passam por dificuldades superam os desafios e desenvolvem uma resistência interior que as leva a superar as dificuldades e a desenvolver novas habilidades são pessoas resilientes. Encontram sempre uma saída onde outros não vêem saída alguma.

Resiliência é a capacidade de superar sofrimentos, pressões, medos, incertezas, situações de infortúnios desenvolvendo competência moral, espiritual, afetiva, intelectual, social. Pessoas que reagem, são flexíveis, sabem modificar o ambiente mesmo sob ameaças e vêem oportunidade de mudanças e criatividade apesar de todos os condicionamentos, que sabem enfrentar a dor, o sofrimento e reagir não se submetendo às situações externas são resilientes. Isso faz muito diferença. Basta observar como diante de um exame de escola, de uma enfermidade, de uma situação de violência, de fracasso num relacionamento há pessoas que se abatem, se entregam, se tornam como que "presas" dessa dor. E outras enfrentam, superam, seguem avante, têm força para reagir e tiram da situação mais dolorosa o retorno à vida.

Na tradição bíblica os episódios de Jó e Jacó, por exemplo, e do próprio Jesus mostram a capacidade de superar e não se entregar apesar do sofrimento. Essa foi a experiência de muitos prisioneiros em campos de concentração e de tantas outras formas de reclusão que desenvolveram personalidades fortes e cada vez mais resistentes.

Resiliência é um conceito que vem da física e significa a capacidade de um objeto recuperar-se, de se moldar novamente depois de ter sido comprimido, expandido ou dobrado, voltando ao seu estado original. Dobre ou enrole um objeto que reage e retorna à sua condição original. Essa propriedade pela qual a energia armazenada em corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica é resiliência.

No ser humano, a resiliência não significa um retorno a um estado anterior, mas sim a superação ou mesmo a adaptação diante de uma dificuldade, considerada como um risco, e a possibilidade de construção de novos caminhos de vida. O resiliente desenvolve uma capacidade única de enfrentar fatores adversos que causam pressão. Desenvolvem um processo de superação e enriquecimento pessoal com reflexo no ambiente.

A resiliência mostra no ser humano a força desafiadora de seu espírito que não se sujeita e se acomoda diante das dificuldades. Essa é a experiência de pessoas que marcaram significativamente a vida da humanidade superando obstáculos de toda espécie sem deixar morrer os seus ideais."

"QUEM TEM UM RAZÃO PRA VIVER, SUPORTA TUDO." (Viktor E. Frankl)

3 comentários:

  1. A resiliencia quem nos dá é aquele Deus lindo do começo , aquela foto que me diz muito .
    É na força da Eucaristia, semana após semana,
    que encontramos e partilhamos.
    Sozinho não somos nada, mas juntos somos tudo.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito lindo e interessante, pois muitas vezes somos resilientes e nem temos noção de que passamos por tantas experiências. Abraços - Célia.

    ResponderExcluir
  3. http://luispe.com.br/blog/?page_id=6
    Olhe o blog do padre Luiz e veja o sistema de fotos dele
    beijos

    ResponderExcluir

A VOZ DE UM CORAÇÃO
De voz a seu coração, opine sobre o que vc leu